PF busca dono da soja com cocaína

A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta segunda-feira, para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e em Recife, Pernambuco. De acordo com a PF, a ação tem o objetivo de continuar as investigações realizadas em Ilhéus.

Elas resultaram na apreensão de mais de duas toneladas de cocaína escondidas em uma carga de soja que seria exportada pelo Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, no final de semana. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços da empresa exportadora, que tem sede em Recife.

Já Barreiras e Luís Eduardo Magalhães foram os locais de origem da carga de soja. Com a operação, batizada de Ephestia, uma alusão a uma praga muito comum na lavoura de grãos, a PF busca provas que levem à identificação dos responsáveis pela carga ilícita.

Pelo menos 30 policiais federais cumpriram os mandados, expedidos pela 13ª Vara da Seção Judiciária da Bahia. O enfrentamento ao tráfico de drogas já resultou, em 2020, na apreensão de mais de 9,5 toneladas de cocaína pela Polícia Federal. Isso, apenas em território baiano.

Os traficantes tentaram exportar por Ilhéus para fugir da fiscalização, mais rigorosa, dos portos baianos de Aratu e Salvador. Os primeiros 200 quilos de drogas foram encontrados após um incidente com uma empilhadeira. Dois caminhoneiros também foram detidos para averiguação.

A carga de soja veio do oeste baiano para ser transportada por um navio que vai atracar no Porto Internacional de Ilhéus nos próximos dias. O nome da embarcação não foi divulgado, mas o destino seria a Bélgica. A investigação da PF deve apurar se há envolvimento da tripulação e da empresa dona do navio.

20:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm