Lacen de Porto já faz teste avançado

A unidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) de Porto Seguro, no sul da estado, realiza testes RT-PCR, padrão-ouro para para detecção de Covid-19, desde esta quinta-feira (4). Localizada no Laboratório Municipal de Referência Regional, a unidade tem capacidade para 24 testes por dia e pode processar 12 em quatro horas e meia.

Outras cinco cidades do interior já foram equipadas com o protocolo do Ministério da Saúde para a testagem: Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Paulo Afonso e Barreiras, este último em parceria com a Universidade Federal do Oeste (Ufob). Os municípios que demoravam até 7 dias para receber os resultados, podem obtê-los em até 48 horas.

Técnicos de todos esses municípios foram treinados no Laboratório Central da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador. De acordo com a diretora-geral do Lacen-BA, Arabela Leal, a descentralização ajuda a dar mais agilidade na realização de testes de Covid-19 em todas as regiões.

"A partir de agora, poderemos realizar exames de biologia molecular, com o exame RT-PCR, em tempo real, o que permite identificar pequenas partículas do vírus na secreção do nariz e garganta das pessoas. Antes, os testes eram feitos em Salvador e acabava se perdendo muito tempo para que o resultado chegasse até os municípios".

O Lacen-BA realizou mais de 60 mil testes do tipo RT-PCR no período de 1° de março a 3 de junho. Os números colocam a Bahia em segundo lugar no ranking nacional de testagens moleculares, ficando atrás apenas de São Paulo.

23:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm