Itabuna deve reabrir o comércio dia 8

A Prefeitura de Itabuna anunciou nesta terça-feira que o comércio vai reabrir a partir de segunda-feira 8, depois de muita pressão e da compra de equipamentos médicos, como respiradores, em Belo Horizonte para ampliar o suporte do Hospital de Base a pacientes de coronavirus.

Ao retomar as atividades do comércio, gradualmente, a cidade segue o exemplo de Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista, cuja reabertura é por meio de fases. Itabuna vive um segundo toque de recolher desde a segunda-feira, com restrição de circulação de pessoas pelas ruas a partir das 18 horas.

A alegação é de que isso diminuiria os casos, mas eles continuam aumentando. Nos últimos 70 dias, a cidade já viu a falência e encerramento das atividades de mais de 40 empresas, segundo a estimativa do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Veloso Leahy.

"Também foram registradas mais de 1.200 demissões", completa. A CDL, a Associação Comercial de Itabuna e o Sindicato do Comércio apresentaram um plano para a reabertura gradual do comércio à Prefeitura na segunda, antes da reunião que decidiu prorrogar por mais 10 dias o toque de recolher. A medida que será revista.

As reclamações contra o fechamento do comércio e o absurdo toque de recolher (na prática uma prisão domiciliar) eram crescentes, mas não houve unidade dos empresários. Muitos têm feito protestos isolados e sem repercussão junto às autoridades. Enquanto isso, parte da população começa a ter dificuldades para se alimentar.

22:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm