Idosos de abrigo em Itabuna foram infectados

Cerca de 50% dos idosos do Abrigo São Francisco de Assis, em Itabuna, foram contaminados com o novo coronavírus, com os casos confirmados por testes em massa. A unidade, principal lar de idosos na cidade, enfrenta um surto do Covid-19.

As sutoridades decidiram pela aplicação de testes em todos os funcionários e residentes do abrigo após a morte de uma residente de 85 anos na semana passada. No domingo, saíram os primeiros resultados dos 140 testes, revelando que 41 idosos e 11 funcionários testaram positivo.

O sinal de alerta no Abrigo São Francisco de Assis foi ligado depois do óbito da idosa e da aplicação de testes rápidos, dos quais 7 apresentarem resultados inconclusivos. A partir daí, foi decidida a aplicação de teste RT-PCR, considerado padrão-ouro. No município, residentes e funcionários de outros lares de idosos e albergues também testaram.

Em testes feitos em um grupo de 100 funcionários do Hospital de Base de Itabuna, apenas um dos colaboradores estava infectado pelo novo coronavírus, segundo a direção da unidade médico-hospitalar. Os resultados foram divulgados na manhã desta terça.

O hospital passou também a receber pacientes com sintomas da Covid-19. Para a direção do hospital, o resultado “mostra que o sistema de isolamento causou um efeito satisfatório”. Outro dado importante é que o diagnóstico foi feito não com testes rápidos, mas com o RT-PCR, considerado mais preciso.

21:54  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm