Gomes acata fim do toque de recolher

A Prefeitura de Itabuna não vai recorrer da decisão do juiz da Primeira Vara Criminal, Murilo Luiz Staut Barreto, que suspendeu na sexta-feira o Decreto Municipal que impôs toque de recolher no município. A decisão judicial se deu em resposta a um habeas corpus coletivo impetrado pelos advogados Edivaldo Alves da Silva Júnior e Auro Bispo.

O recuo do prefeito Fernando Gomes foi divulgado por meio de nota. Na semana passada, o decreto prorrogava o toque de recolher, pela segunda vez, até o dia 21. Desde 12 de maio a população de Itabuna estava proibida de sair de casa entre 18h e 5h do dia seguinte, uma medida equivalente à prisão domiciliar,.

Mas as restrições ao comércio continuam, assim como as medidas de isolamento e distanciamento social para inibir o avanço da Covid no município. Os comerciantes se queixam da demora da Prefeitura em encontrar saídas para a retomada das atividades econômicas, incluindo a falta de laudo técnico e de um plano de contingenciamento.

Há 100 dias as lojas estão fechadas, embora alguns lojistas confrontem o decreto da Prefeitura com o funcionamento em "meia-porta" para atendimento à clientela. De acordo com estimativas da CDL, mais de 40 lojas abriram falência e cerca de 1.300 postos de trabalho forma fechados. Mas os números podem ser bem piores que estes.

17:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm