Estoque de sangue é crítico na Bahia

O estoque de sangue usado para pacientes que sofrem de outras doenças e precisam passar por procedimentos que dependem de transfusão caíram significativamente, segundo a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Diante disso, uma campanha está sendo feita neste mês, já que os bancos de sangue e hemocentros sofrem com a falta de doadores, diante da necessidade de isolamento social devido à pandemia de Covid-19 e a dificuldade da população em manter as doações voluntárias.

A rádio Morena FM (www.morenafm.com), de Itabuna, já vinha alertando para o problema desde março. Ela mantém uma campanha por doadores de sangue e outra para leite materno, que também está com estoque baixo na região. A campanha da ABHH é a Junho Vermelho, visando a conscientização da importância de doação de sangue.

"A população precisa ter claro que doação de sangue, tão essencial para salvar vidas, não representa nenhum risco aos doadores. Basta que se tome os cuidados gerais, como evitar aglomerações," diz o presidente da ABHH, Dante Langhi, que orienta que as pessoas entrem em contato com os bancos de sangue para agendamento prévio.

Em Itabuna, o estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia caiu drasticamente nos últimos meses, o que ameaça o atendimento aos pacientes. A cada dia, o ideal é que sejam captadas 50 bolsas para sangue e hemoderivados. Para isso a Santa Casa criou o agendamento, pelo (73) 3214 9126.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17h. Aos sábados, das 7h às 12h. O doador precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 70 anos. Mas há exceção. A pessoa pode ser doadora a partir dos 16 anos, desde que com autorização do pai ou responsável. O doador precisa chegar alimentado.

21:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm