Aulas e eventos suspensos mais 15 dias

Eventos com mais de 50 pessoas e aulas seguem proibidos em toda a Bahia por pelo menos mais 15 dias. A novidade foi anunciada pelo governo do estado nesta sexta-feira (19). O decreto n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (21), ficará em vigor até 6 de julho.

Quando estiver perto de vencer o prazo do decreto, o cenário voltará a ser avaliado. O governador Rui Costa (PT) acha que a Bahia está melhor que outros estados, apesar de a ocupação de UTIs vir subindo e hoje estar em 77% (era de 68% há uma semana).

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

O decreto também engloba a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes de casos da Covid-19. Quase 80% das cidades estão com o transporte intermunicipal paralisado. Na semana que vem serão testados alunos estaduais de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.

São cidades que oficialmente registram pelo menos 1% da população contaminada pelo vírus. A ideia é tentar fazer um diagnóstico dos alunos da rede, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, obtendo uma amostra do que está ocorrendo com os estudantes e servidores.

Rui pediu paciência aos baianos diante da chegada do São João. “Precisamos levar isso a sério e evitar aglomerações, inclusive dentro de casa, com os próprios familiares", declarou. Porém, o governador promoveu o Carnaval, em diversas cidades, quando o Brasil já tinha casos de coronavirus e a OMS declarava a pandemia.

0:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm