Amurc discute pandemia com Estado

Representantes de 12 municípios participaram de uma videoconferência com o secretário estaduai da Saúde, Fábio Vilas Boas. A equipe técnica do governo estadual apresentou dados atualizados sobre a ocupação de leitos e anunciou a ampliação das UTIs, o retorno das cirurgias eletivas e a regularização do serviço de oncologia.

Segundo a Sesab, Ilhéus e Itabuna possuem, juntas, uma ocupação de 42% dos leitos clínicos e 80% dos de UTI. Ao mesmo tempo, o secretário anunciou que mais cinco leitos foram contratados com o Hospital de Ilhéus, aumentando para 16 os leitos na cidade, que atende a outros municípios.

Outra notícia anunciada na reunião foi o pagamento, pelo Estado, de valores em atraso referentes ao Programa Saúde da Família (PSF) e SAMU-192, que vêm sendo custeados pelos municípios. O retorno de cirurgias eletivas está marcado para 1º de julho no sul do Estado.

Já em relação ao serviço de oncologia, que também sofreu interrupção, a equipe técnica do Estado relatou que aguarda um plano de ação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para regular a atividade juntamente com a secretaria de Saúde de Itabuna.

O presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Cunha, solicitou do Estado a cessão de 50 bombas de infusão para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, tendo em vista a dificuldade em encontrar o produto no mercado. Ele é fundamental para permitir a abertura de mais 10 leitos de UTI no hospital, que dispõe de 10.

Mais tarde, em uma entrevista, o secretário Fábio Vilas Boas afirmou que a taxa de novos casos de coronavírus por dia na Bahia está em 3%. Mas declarou que algumas cidades ainda estão com números altos. O secretário culpou a migração de pessoas de fora do estado e a flexibilização do comércio como principais fatores.

Para o titular da Sesab, há um processo de interiorização da pandemia, para municípios de pequeno e médio porte. Ele afirma que isto acontece "por migração, principalmente de São Paulo, através de ônibus clandestinos", mas não existem dados que corroborem a afirmativa.

22:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm