28% dos estudantes pensam em parar
Uma pesquisa divulgada na terça-feira aponta que 28% dos jovens de 15 a 29 anos pensam em deixar os estudos quando as escolas e universidades reabrirem. Os 33.688 jovens que responderam ao questionário são oriundos de todos os estados e do Distrito Federal.
Outro dado da pesquisa aponta que, em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quase 50% manifestaram dúvida em fazer as provas. Para os organizadores da pesquisa, isso significa um risco ao processo de pleno desenvolvimento da juventude nessa etapa-chave da vida.
“Isso é crítico não só quando a gente olha para o indivíduo, mas quando a gente olha para a condição de país, isso fica muito sério porque, basicamente, a gente tem hoje a maior geração de jovens da história do Brasil”, afirma o vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e coordenador da pesquisa.
Marcus Barão afirmou que esse bônus demográfico apresenta uma possibilidade de conquistar, na segunda metade do século, uma população melhor educada, de bem-estar constituído, de redução das desigualdades e prosperidade. “Quando a gente faz o investimento certo, na hora certa, nesse bônus demográfico, a gente tem grandes saltos”.
Barão lembrou, porém, que antes da pandemia a juventude já enfrentava grandes desafios. A taxa média de desemprego na população de 18 a 24 anos, por exemplo, era de 27,1%, o que significa mais que o dobro da taxa média de desemprego da população em geral, de 12,2%, de acordo com o IBGE.
Quando a pandemia vem e interrompe o processo educativo, as alternativas apresentadas de educação remota e à distância escancaram as desigualdades de acesso à internet, com bandas limitadas e infraestruturas deficitárias. "Os próprios sistemas educacionais não estavam preparados para uma situação desse nível".
"Na perspectiva econômica, o que se vê é perda de renda das famílias com a pandemia, o que cria um contexto que afeta educacional e economicamente os indivíduos e põe em risco o futuro dessa geração. Isso é muito preocupante porque são justamente os pilares fundamentais para que a juventude consiga avançar”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
