Secult tem Live sobre a vida cigana

A história, a arte e a cultura cigana serão tema de conversa na segunda-feira (25), às 16h, transmitida por Live pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura da Bahia. O bate-papo, que poderá ser acompanhado no Instagram @ccpicultura, é a versão online do Cultura Cigana em Foco.

A programação celebra o Dia Nacional do Cigano (24) e trará como convidada a cantora cigana Aline Miklos. Segundo Cassi Ladi, da Coordenação de Culturas Populares e Identitárias do CCPI, que mediará o papo, a data é importante porque tem como objetivo dar visibilidade a esse grupo étnico, que sofre com estereótipos e preconceitos.

"Existe uma resistência muito grande em relação aos ciganos, que são vistos a partir de ideias errôneas. O Dia Nacional do Cigano é para reflexão de quanto esse grupo sofre com o preconceito". Ladi destaca que o CCPI realiza um trabalho de proteção, promoção e criação de políticas de valorização e fortalecimento de manifestações populares.

"Como o cigano é um grupo identitário, a nossa missão é proteger, valorizar e promover sua cultura". O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na história e identidade cultural brasileira. No calendário cigano, 24 de maio é dedicado à Santa Sara Kall, sua padroeira.

0:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm