Receita começa a pagar restituições

A Receita Federal começou a pagar nesta sexta a restituição do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020. Estão sendo depositados mais de R$ 2 bilhões para mais de 900 mil contribuintes. O primeiro lote contempla contribuintes de 60 a 80 anos, portadores de deficiência física ou mental, ou moléstia grave.

Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzida de 7 para 5. A antecipação é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19. O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro.

No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro. Outra mudança feita pela RF foi no dia em que a restituição é depositada na conta do contribuinte. Normalmente, o crédito caia no dia 15 de cada mês. Neste ano, entretanto, o pagamento da restituição será no último dia útil do mês.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet. Na consulta ao serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

22:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm