População reage contra antecipação

A antecipação do São João, o principal evento cultural da Bahia, que é festejado em praticamente todos os municípios, desagradou boa parte da população. Em Itabuna e Coaraci, amigos fizeram "festa junina". Em outros lugares houve desobediência e sarcasmo com o governo.

Salvador foi palco de protestos individuais, com gente soltando rojões, fogos e mandando recados para o governador Rui Costa, que tem adotado medidas autoritárias como toque de recolher, feriados "antecipados" e prisão de moradores pelo simples fato de estar na rua.

Segundo a Constituição, o toque de recolher só pode ser decretado pelo Presidente da República e, ainda assim, apenas se o país estiver em Estado de Sítio. A imposição ilegal de Rui Costa (PT) tem gerado protestos de moradores em todos os lugares com a restrição ao direito de ir e vir, em especial quando pessoas são algemadas e presas como bandidos.

Na capital, muita gente foi para a porta de casa comemorar com fogueiras e fogos. Festas juninas foram realizadas em bairros como Periperi e Uruguai, com videos postados nas redes sociais. Nos vídeos, recados ao governador e também para o prefeito de Salvador, ACM Neto. "Aí, ACM, aqui é Periperi, tá ligado?" diz um jovem soltando fogos.

Até guerra de espadas foram disputadas na periferia da capital. O Governo do Estado ameaça prender e algemar todos os que saírem às ruas, tratando trabalhadores como bandidos.

21:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm