Números mostram fracasso de Dória

O fracasso nas medidas adotadas pelo governo João Dória para conter a disseminação do novo coronavírus em São Paulo pode ser dimensionado pelos números: no domingo (17), com 4.782 óbitos, o Estado registrou um número de mortos 30,6 vezes maior que o vizinho Minas Gerais, que soma 156.

O descontrole paulista lembra o que acontece no Rio de Janeiro, onde a situação é “melhor”: são 2.715 mortes. Doria tem adotado medidas de enfrentamento ao covid-19 de maneira independente do governo federal, segundo ele de acordo com o que “recomenda a ciência” e os médicos que o assessoram, incluindo o secretário estadual de Saúde, sempre “valorizando a vida” etc, até para destacar sua discordância com a abordagem do presidente Jair Bolsonaro, a quem pretende enfrentar nas urnas em 2022.

O presidente tem ironizado o governador paulista, que diariamente comanda uma espécie de programa de entrevistas pela TV para que assessores informem medidas de combate ao covid-19 e ele próprio faça declarações, sobretudo contra Bolsonaro, que chama essas coletivas de “programa de auditório do Doria”.

Os 62.345 de casos confirmados da doença, em São Paulo, são igualmente assombrosos quando confrontados com os 4.611 de Minas. Isso significa que os casos registrados em 463 cidades do Estado de São Paulo são 13,5 vezes mais que nos mais de 800 municípios mineiros. A população paulista é apenas duas vezes maior que a mineira.

Somente na última semana, mais de mil pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no estado de São Paulo, de acordo com dados do próprio governo estadual. O total de mortes pela doença subiu de 3.709 mortes no dia 10 de maio para as atuais 4.782.

O número de vítimas em São Paulo superou o total de mortos em todo o México: segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), foram 4.767 óbitos em todo o país até o momento, 15 a mais que o maior estado brasileiro. O detalhe é que a população do México é três vezes maior que a do Estado de São Paulo.

13:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm