Medidas prejudicam banco de sangue

Por conta do medo das pesoas e restrições de deslocamento impostas pela pandemia em Itabuna, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdiaa está com estoques baixos. Os doadores sumiram. Nos últimos meses houve queda drástica das bolsas de sangue, o que ameaça o atendimento aos pacientes que continuam chegando às unidades de saúde.

O coordenador de captação do Banco do Sangue, Adelson Bispo, afirma que o déficit, que já era alto antes da chegada do novo coronavírus, chegou a 70%. Ele ressalta que a necessidade de sangue e derivados segue a mesma de antes da pandemia, porque os serviços emergenciais estão mantidos, assim como as cirurgias não eletivas.

Para aumentar a segurança dos doadores, foram adotada medidas como agendamento, para que cada interessado compareça e faça a doação. O doador precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 70 anos. A pessoa pode ser doadora a partir dos 16 anos, desde que tenha autorização do pai ou responsável.

Precisa, chegar alimentado e ter dormido, pelo menos, 6 horas; ter peso igual ou superior a 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e usar máscara facial. Para agendar o horário ligue para 3214-9126. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Aos sábados, das 7h às 12h.

23:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm