Jequié começa a analisar covid-19

Mais um laboratório público estadual entrou em operação, realizando testagens do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do genoma viral do coronavírus. A unidade implantada em Jequié está localizada dentro do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva.

Ela tem capacidade de realizar até 1.080 exames por mês, sendo referência para casos graves e óbitos da região. Já os exames de rotina continuarão indo para Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), em Salvador, cuja capacidade de análise é superior a mil amostras por dia.

O laboratório em Jequié se junta às unidades de Vitória da Conquista e Barreiras, que iniciaram a testagem molecular nesta semana. Ainda serão implantados laboratórios em Paulo Afonso e Porto Seguro. No SUS, a coleta de amostras deve ocorrer em cinco situações:

Pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados, mesmo que assintomáticos.

Mais pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.

0:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm