Itabuna impõe "toque de recolher"

O governo do estado impõs uma medida que só é vista em ditaduras ou favelas dominadas pelo trádico, o toque de recolher. Ele proibe o funcionamento de estabelecimentos e circulação de pessoas em Itabuna a partir das 20h, até 5h, exceto farmácias. O governador não explicou como alguém vai até a farmácia se está proibido de sair à rua...

A governo não deu detalhes sobre o toque de recolher. Só disse que está proibida a circulação de pessoas e suspensas quaisquer atividades comerciais, com exceção de farmácias. A resolução inclui ainda o fechamento de vias com registro de fluxo intenso e vai durar 10 dias.

Não existe detalhe sobre os serviços de delivery nem a circulação de funcionários de serviços essenciais neste horário de proibição. A rádio Morena FM, por exemplo, tem locutor saindo da empresa às 22h. Outras emissoras também.

A alegação do governo do estado para tomar esta medida é a necessidade de conter o avanço do novo coronavírus no município. Esta foi a razão dada pelo governador Rui Costa (PT), que não fala em adotar a mesma medida em Salvador, que concentra 66% de todos os casos e mortes no estado.

O certo é que muita gente ainda não entendeu a necessidade de evitar aglomerações e a saída de casa sem necessidade. Na madrugada desta segunda-feira, por exemplo, a Guarda Civil Municipal interrompeu uma festa que realizavam no São Caetano, bairro com 21 pessoas infectadas.

Com a pandemia se agravando, as pessoas estão sendo orientadas cotidianamente a evitar a promoção de eventos, festinhas, churrascos, casamentos e cultos religiosos que levam à aglomeração de pessoas, muitas vezes sem a devida proteção, colocando em risco a própria vida e a de terceiros.

20:46  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm