Governador ordena ponto facultativo

O Governo da Bahia determinou ponto facultativo nesta quitna e sexta em todas as repartições públicas estaduais das cidades onde houve antecipação de feriados. A medida afeta Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador.

Essas cidades já enfrentavam medidas de restrição de suas atividades comerciais na tentativa de diminuir o c contágio pelo Covid-19. O governador Rui Costa, além do ponto facultativo, determinou que estabelecimentos privados que não são essenciais devem ficar fechados.

Com isso, todas as lojas não funcionam nestes dois dias, com exceção de mercados, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias, bancos e lotéricas. Em Itabuna e Ilhéus a medida não muda nada. As duas estão com o comércio fechado há quase 3 meses.

Nos últimos quatro dias, a velocidade de aparecimento de novos casos caiu, fazendo com que a Bahia estabilizasse a curva de crescimento e mantivesse o mesmo nível no número de casos ativos. Isso é reflexo direto do aumento do isolamento social, provocado pela antecipação dos feriados, alega a Sesab.

Nos municípios com maior número de casos, a exemplo de Feira de Santana, que detém a maior taxa de crescimento dos últimos cinco dias, também há medidas duras quanto ao comércio. Apesar do ponto facultativo, a suspensão do funcionalismo não se aplica a serviços públicos essenciais como segurança e saúde.

21:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm