Defensoria intima Emasa por água ruim

Mais de duas mil residências dos condomínios Jubiabá e Gabriela, em Itabuna, estão recebendo água imprópria para uso, com cor escura e mal cheiro há cerca de 20 dias. Por isto, A Defensoria Pública da Bahia oficiou a Emasa para tomar providências em 24 horas para fornecer água potável, sem gerar aglomeração de pessoas.

Também foram solicitados, em até três dias úteis, esclarecimentos sobre a interrupção do fornecimento e quais ações serão colocadas em prática para a regularização do serviço. O documento foi elaborado pelas defensoras públicas Elen Sallaberry Pinto e Aline Brito Müller, que atuam no município.

“A água imprópria afeta diretamente as condições de saúde e higiene da população, além de agravar a situação de vulnerabilidade social, uma vez que acaba exigindo a compra de água engarrafada para os usos mais básicos. Além disso, a falta de higiene tende a facilitar a contaminação pela Covid-19”, afirma Elen.

A defensora destaca que não é possível ter uma previsão de quando será solucionada a questão, mas a expectativa é de alcançar uma resolução pelas vias extrajudiciais. “Esperamos que haja cooperação da autarquia para que se restabeleça a continuidade do serviço essencial. Existem prazos e, caso não seja solucionada a questão, haverá judicialização".

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