BR-101 na Bahia pode ser privatizada

As rodovias BR-101, BR-116 e BR-020 na Bahia podem ser concedidas à iniciativa privada pelo Ministério da Infraestrutura, que assinou um contrato para a realização de estudos técnicos a fim de estruturar a concessão de estradas. Estes estudos vão contemplar 15 trechos rodoviários em 13 estados, incluindo a Bahia.

A previsão é de que os primeiros resultados do documento sejam apresentados em 2021 e que os leilões dos trechos que serão administrados por empresas ocorram em 2022. Se o levantamento do governo atestar a necessidade de concessão, pedágios serão cobrados em novos trechos das rodovias baianas.

Mas ainda não se sabe quando elas começariam a ser pedagiadas e nem quanto custará. A análise será feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). O pedágio pode ser aplicado apenas aos novos trechos.

A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa, disse que “os estudos técnicos têm por objetivo identificar e alocar devidamente os riscos pertinentes aos empreendimentos, consideradas as externalidades econômicas e sociais, garantir a qualidade e a modicidade tarifária e avaliar devidamente a viabilidade".

Em nota, o Ministério da Infraestrutura disse que os trechos rodoviários que serão objetos dos estudos têm relevância estratégica para o desenvolvimento econômico do país e justificou que as concessões são necessárias para a ampliação e a melhoria da infraestrutura e dos serviços de logística e transporte.

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