Antecipar feriado é inócuo e irrita

A antecipação de feriados na Bahia, além de não ter qualquer respaldo científico, vem irritando muita gente. As pessoas reclamam principalmente do São João, a data mais importante para a cultura baiana, maior até que o carnaval, envolvendo mais gente e em uma quantidade maior de municípios.

"É uma idiotice antecipar o São João. Nós vamos fazer nossa festa, mesmo que só na família, na data certa, não importa o que o governo diga", reclama um comerciário de Itabuna. Ele é apoiado por uma professora, que acrescenta que "o São João não é um mero feriado, é uma manifestação cultural importante". Ambos pediram anonimato.

A antecipação dos feriados foi decretada pelo governador Rui Costa (PT) alegando a necessidade de baixar o percentual de novos casos para "abaixo de 5%", porém não existe nenhuma indicação científica de que a medida, ou o toque de recolher imposto a várias cidades, reduza o número de casos.

Além disso, a taxa de Itabuna já era de 4,33% segundo a Secretaria de Saúde da Bahia em seu boletim de sexta-feira. A cidade também enfrenta um toque de recolher entre 20h e 5h imposto pelo governador, que se revelou inócuo. O número de novos casos antes dele era de 21 em média. Aumentou em todos os dias seguintes e está em 44.

No caso dos feriados, foram antecipados o 2 de julho, data da independência da Bahia, para esta segunda, 25; e o São João, de 24 de junho para esta terça 26. Cada município antecipou mais um. No caso de Itabuna, o dia da cidade (28 de julho) foi transferido para esta quarta 27. Ilhéus antecipou o dia de N.S. da Vitória.

Além disso, o Governo da Bahia vai baixar um decreto tornando "feriado" a quinta e sexta-feira (28 e 29). Só poderão funcionar bancos, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados, serviços relacionados a saúde e segurança. Ou seja, basicamente o mesmo que está funcionando em Itabuna e Ilhéus desde março.

23:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm