20% dos restaurantes e bares já faliram

Apesar de parte deles ter se adaptado rapidamente, adotando a venda online, delivery, drive-thu e até a venda de vales para consumo quando reabrir, cerca de 20% de todos os bares e restaurantes do país já fecharam as portas de vez, desempregando cerca de 1 milhao de funcionários.

A estimativa é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Existiam até março, quando as prefeituras fecharam todo o comércio das cidades, quase 1 milhão de pontos deste setor, empregando 6 milhões de trabalhadores, sendo 3 milhões formais.

A informaçao é reforçada pela Asscociação Nacional dos Restaurantes (ANR), segundo a qual 76% dos 9 mil restaurantes do país já fizeram demissões por conta do fechamento. "Os estabelecimentos estão fechados, sem capital de giro e com muitas dúvidas sobre a reabertura. Além disso, nosso setor é formado por muitas pequenas e médias empresas, que possuem pouco acesso ao crédito”, explica Cristiano Melles, presidente.

Segundo a ANR, 75,89% dos empresários afirmaram que iriam usar o acordo federal, de pagar parte da folha de pagamento, em maio. Outros 14,29% tomariam empréstimo. Apenas 9,82% afirmaram que pagariam normalmente os salários. Em março, só 76,99% conseguiram pagar a folha inteira.

A ANR diz que 11% dos restaurantes do país já fechou definitivamente, o que significa cerca de mil empresas. 78,57% dos empresários acham que vão conseguir manter o negócio após a pandemia, porém 65% tiveram mais de 70% de prejuízo. No ano passado, o faturamento dos restaurantes somou R$ 400 bilhões.

Para 59,29%, o delivery já era uma prática normal, mas 40,71% não trabalhavam assim e tiveram que montar a operação às pressas. O problema é que só 12,73% acham que conseguem sobreviver apenas com delivery por mias de dois meses. O setor não tem como estocar comida não vendida. Com informações do R7.com

14:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm