Vendas online disparam com isolamento
As vendas online entre os dias 31 de março e 6 de abril cresceram 18,5% em relação à semana anterior, impulsionadas por produtos que têm participação significativa no faturamento, como Eletrodomésticos e Eletrônicos. Mas a Ebit|Nielsen identificou que os itens de giro rápido também estão mantendo boa performance.
Isso se deve à adaptação do consumo em tempos de restrições impostas para o controle da COVID-19 no Brasil. O principal impulsionador do crescimento do período foi a busca do brasileiro por conveniência, o que é proporcionado pelo aumento das compras via internet.
Os dados apurados nesta semana indicam que a tendência de entrada de novos consumidores no e-commerce deve se manter. "O e-commerce tornou-se um facilitador da situação imposta pela COVID-19, a medida que os consumidores adaptam suas atividades diárias para dentro dos lares e, consequentemente, aumentam a demanda por serviços online".
"Ou seja, a nossa vida está ainda mais hiperconectada. E essa evolução do mercado online já impacta diversos setores, incluindo o de FMCG, que cresce de maneira ainda mais acelerada com essa nova realidade”, afirmou o diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da Nielsen Brasil, Roberto Butragueño.
As áreas de Eletrodomésticos (+21%), Informática (+22.3%), Casa e Decoração (+23.5%), Telefonia (+12%) e Eletrônicos (+20.3%) são as que mais contribuíram para o crescimento do faturamento do setor. Os itens de giro rápido mantiveram alta nas vendas, de 21,7%. No Brasil foram impulsionados principalmente pelo aumento de 23,3% no número de pedidos.
Com os consumidores seguindo as medidas de restrições impostas pela COVID-19, a Páscoa 2020 encontrou na internet a alternativa para a venda dos produtos sazonais. Segundo a Ebit|Nielsen, os pedidos aumentaram 322% entre os dias 29 de março e 6 de abril, em relação ao período de 7 a 20 de abril de 2019.
Somente vendas de Ovos de Páscoa via internet tiveram alta de 360%. Os chocolates, em geral, cresceram 299%. O tíquete médio de Ovos é 55% maior. Outro dado foi a grande expansão de itens de Educação à Distância nas primeiras semanas de isolamento. A venda de Apostilas de Cursos e Concursos cresceu 648%, seguido por Cursos e Educação (+414%) e os módulos de Musculação e Ginástica online (+ 262%).