UniFTC doa primeiros lotes de máscaras
A faculdade UniFTC de Itabuna fez a doação dos primeiros lotes de máscaras de proteção facial fabricadas por ela, que serão usadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavíruas no eixo Itabuna / Ilhéus, no Sul da Bahia.
Os primeiros lotes de máscaras foram entregues à Secretaria de Saúde de Itabuna, ao Samu 192 e à Santa Casa de Misericórdia local. A previsão é de que na sexta-feira (17) dois novos lotes sejam entregues à Secretaria de Saúde de Ilhéus e à Sociedade de Anestesiologia da Bahia (SAEB).
A produção deste EPI está sendo feita no Espaço UniFTC Maker, laboratório que possui a impressora 3D utilizada na confecção do equipamento e de outros projetos disponibilizados por diversos Fablabs do Brasil. A iniciativa faz parte das ações do Movimento do Bem, desenvolvidas por todas as unidades que integram a rede.
Durante a entrega, os representantes das instituições de saúde puderam conhecer o Espaço Maker e saber detalhes do processo de produção das máscaras, além de informações sobre a utilização e o manejo para higienização do equipamento após o uso.
O diretor da UniFTC de Itabuna, Professor Kaminsky Mello Cholodovskis, ressaltou que a faculdade está empenhada em produzir um volume significativo destes equipamentos, como uma forma de contribuir para as medidas de contenção da transmissão do vírus, particularmente entre os profissionais de saúde.
“Este é um momento de unirmos forças e conhecimentos para vencermos juntos um mal que ameaça a todos. Neste sentido, a UniFTC está movimentando a infraestrutura tecnológica disponível neste Espaço Maker para ajudar a suprimir a demanda reprimida das máscaras faciais e diminuir os riscos de contaminação".