Temporal dá prejuízos no sul da Bahia
O temporal que desabou sobre algumas cidades do sul da Bahia na noite de domingo e na madrugada desta segunda-feira causou estragos. Choveu pelo menos 80 milímetros de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de fazendeiros.
Em Ilhéus, por exemplo, a Embasa informou que o forte temporal interrompeu o funcionamento de equipamentos que fazem a captação de água bruta para as estações de tratamento da cidade, o que provocou a interrupção temporária do serviço. Técnicos passaram a manhã avaliando os danos e adotando medidas corretivas.
A empresa recomenda economia de água até que o fornecimento seja regularizado, o que deve ocorrer até esta terça-feira. Na zona sul, onde o abastecimento estava em recuperação após realização de obras e manutenção emergencial na rede distribuidora, houve intermitência no fornecimento de energia elétrica ao longo do final de semana.
Adicionalmente, o temporal deste domingo prejudicou o acionamento automático das bombas que fazem a captação de água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pontal. No centro-oeste, zona norte e em Olivença, onde o distribuição de água estava acontecendo normalmente, o temporal provocou desabastecimento prolongado de energia.
Em Itabuna, os bueiros entupidos e canais sem manutenção há anos provocaram alagamentos em ruas e avenidas durante a madrugada, mas não há nenhuma informação por parte da Defesa Civil, que parece ter sido desativada na cidade, que está sem comando e com todas as empresas fechadas.