Prefeitos começam a abrir comércio

A falta de coordenação no país para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus tem deixado a população insegura e os prefeitos vacilantes. Na Bahia, só 74 municípios tem casos, a maior parte concentrada em três, Salvador, Lauro de Freitas e Porto Seguro. 343 municípios não tem nenhum caso, mas boa parte está com o comércio fechado.

A pressão pela reabertura do comércio é forte, diante da quantidade de casos e mortes muito pequena em relação a outras doenças e ao tamanho do estado. Do outro lado, Sesab e a maioria dos médicos pregam que haja preocupação com a contaminação pelo Covid-19, que ainda vai continuar por um bom tempo.

Em Feira de Santana e Vitória da Conquista, os prefeitos chegaram a pensar em retomar as atividades econômicas, mas recuaram diante de novos casos, inclusive um óbito na segunda. Em Ilhéus, as atividades do comércio e os bancos, com exceção das empresas essenciais, continuaram suspensas.

A cidade está com apenas 44 casos para uma população de 184 mil pessoas. A preocupação das autoridades é a falta de leitos caso este número suba muito e, com ele, os que precisam de internamento.

Em Itabuna, as instituições que lideram comércio, indústria e serviços chegaram a esboçar um plano de mitigação da crise, apresentado à Prefeitura. Mas, o prefeito interino Fernando Vita não decidiu nada e espera uma ordem do titular, Fernando Gomes, que fugiu da cidade no início da crise e governa por telefone.

Em Itapetinga, Eunápolis (foto) e Itamaraju, os prefeitos decidiram reabrir o comércio. O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, assinou decreto autorizando a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira. A decisão foi publicada numa edição extra do Diário Oficial do Município, na noite de domingo, indicando as limitações.

A Bahia tem apenas 723 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), cerca de 7,36% dos casos notificados. 4.914 casos foram descartados e houve 22 óbitos, sendo 11 em Salvador e os outros em Lauro de Freitas (2), Gongogi, Itapetinga, Utinga, Adustina, Araci, Itagibá, Uruçuca, Ilhéus e Vitória da Conquista.​

Os casos atingem só 0,006% da população, sendo mais da metade em Salvador, mas o Governo da Bahia mantém 74 cidades isoladas, com proibição de entrada e saída de ônibus. Os números foram registrados no final da tarde desta segunda-feira. 164 pessoas estão recuperadas e 66 encontram-se internadas, sendo 28 em UTI.

Às 18h desta segunda, no Brasil eram 21.929 casos abertos, afetando 0,01% da população, com apenas 296 em estado grave. Os óbitos estão em 1.328, praticamente todos devido à associação com outras doenças ou idade avançada. Ele está entre os últimos lugares em casos e mortes em relação ao total da população. 85% dos municípios não tem caso algum.

20:18  |  


Gostou? Repasse...