Números da Sesab não fazem sentido
Ilhéus tinha, nesta terça-feira, 47 casos de coronavirus e população de 163 mil pessoas. Logo, a "incidência" da doença é de um caso para cada 3.468 pessoas ou 0,0003% de infectados na população. Porém, a Sesab divulgou um tal "coeficiente de incidência por milhão de habitante" de 289,4 casos. Não explica como chegou a este número.
Itabuna tinha 28 casos para uma população de 218 mil habitantes, logo, um caso para cada 7.785 pessoas ou um percentual de meros 0,0001% da população infectada. Porém a Sesab encontrou um "coeficiente de incidência de casos por milhão de habitantes" de 131,32.
A Sesab precisa explicar este cálculo, que não faz sentido em matemática, assim como dizer porque usou grupo de milhão de habitantes para cidades que só tem milhares. Os números divulgados parecem propositalmente escolhidos para mostrar a situação do coronavirus nas cidades muito pior do que realmente é.
A realidade é que o número de casos de coronavirus nas duas cidades é inferior ao de dezenas de outras doenças, que pararam de ter sua estatística divulgada pela Sesab, como sífilis e tuberculose. a própria quantidade de mortes pela doença é inferior ao número de homicídios, em um único fim de semana, em Salvador.