Nova ponte de Ilhéus fica para junho

A nova ponte de Ilhéus está pronta e já se tornou um novo cartão postal da cidade, mas não deve ser inaugurada tão cedo. Depois de vários adiamentos, o prefeito Mário Alexandre Souza afirma que o governador Rui Costa virá inaugurá-la "ainda no primeiro semestre".

Segundo Souza, “a boa relação com o Governo do Estado resultou no alcance de obras estruturantes em Ilhéus e a ponte é uma delas. Estamos prestes de inaugurar a maior obra da história da cidade", exagera, ignorando, por exemplo, o porto do Malhado e o Aeroporto Jorge Amado.

No local da nova ponte já não há mais o aterro de rocha e areia que serviu de apoio para a construção dos pilares e do vão central. Os pilares estão ilhados e aos poucos a água toma seu espaço. Reduziu-se o movimento de veículos e a quantidade de trabalhadores da parte estrutural.

Empresas terceirizadas trabalham hoje para terminar os serviços de pavimentação, iluminação, comunicação visual e paisagismo, com plantio de grama. As rochas usadas na base foram destinadas aos locais mais prejudicados pelo avanço do mar, a exemplo dos bairros São Domingos e São Miguel, na zona norte.

Na última semana, técnicos concluíram os testes de iluminação cênica e os da iluminação viária da nova ponte. De acordo com o cronograma, resta agora a instalação das lâmpadas de Led ao longo do tabuleiro. Também estão em fase final as obras dos acessos norte e sul.

A construtora realiza a aplicação da camada final de asfalto para, em seguida, executar a pintura das faixas. O eixo sul da nova ponte recebeu dutos de drenagem e uma rotatória. Para ter impacto positivo no trânsito na região, haverá ainda duplicação de 2,7 quilômetros da Orla Sul, no trecho da BA-001 até a entrada do Ceplus.

19:11  |  


Gostou? Repasse...