Marcas se reinventam na pandemia
Um novo estudo da startup Local.e (www.locale.com.br), que conecta produtores a varejistas, aponta que 56% das pequenas e médias empresas de alimentos e bebidas perderam mais de metade do faturamento em março, em comparação com o mês anterior.
Porém, nem o cenário negativo abalou os empresários: 47% mostram-se otimistas ou muito otimistas e 85,5% garantem não ter dispensado e nem pretender dispensar seus funcionários. O momento também pede criatividade, busca por alternativas e reinvenção de modelos.
Muitos dos entrevistados afirmam ter desenvolvido ou aprimorado seus comércios eletrônicos em tempo recorde, feito parcerias para delivery e aumentado investimentos em redes sociais, além de somar esforços, trocar informações com concorrentes e lançar muitas promoções, inclusive de frete gratuito. Tudo com bons resultados.
A Babuxca, por exemplo, que fabrica bebidas alcoólicas mistas com ingredientes naturais, disponibilizou seu site para venda de outras marcas. Já a Frentano, de molhos de tomate 100% naturais, desenvolveu em dias seu e-commerce para tentar compensar a perda em vendas para o varejo. A pesquisa foi feita em de 3 a 6 de abril com 82 marcas.