Justiça intima hospitais a dar EPIs
O juízo da 1ª Vara da Justiça do Trabalho em Ilhéus deferiu uma liminar favorável ao Sintesi e Sindtae. Ele ordenou que os hospitais de Ilhéus forneçam equipamentos de proteção individual (EPIS) em quantidade e qualidade adequadas aos funcionários. A liminar foi contra os hospitais da Santa Casa, Antonio Vianna, Costa do Cacau e Hospital de Ilhéus.
Além de fornecer equipamentos de proteção, eles devem providenciar testagem em massa dos funcionários. A multa por descumprimento é de R$ 1 mil por dia. A falta de equipamentos e de testagem são queixas constantes de médicos, enfermeiros e funcionários. Mais de 70% das infecções em Ilhéus são em trabalhadores da saúde.
A advogada Aline Gomes, que representa os sindicados, reafirma a necessidade de um esforço por parte da sociedade e dos empresários para proteger os trabalhadores da saúde, que garantem o cuidado das pessoas atingidas pela Covid-19. Várias cidades do interior reclamam que a Sesab não envia os equipamentos necessários.
A Bahia já recebeu do Ministério da Saúde 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas, 1,7 milhão de luvas, 84 mil máscaras do tipo N95, 80 mil aventais, 909 mil toucas e sapatilhas, além de 139 mil testes rápidos.