Itabuna só tem 0,007% de infectados

A Prefeitura de Itabuna, informou que mais quatro casos da Covid-19 foram confirmados nesta quarta-feira. Com eles, a cidade tem apenas 16 casos confirmados depois de mais de um mês do primeiro. Os novos são dois garotos, de três e 8 anos, uma pessoa de 52 anos e outgra de 31 anos, todos em isolamento domiciliar, sem gravidade.

Um caso confirmado em Gongogi teve o exame coletado pela Vigilância Epidemiológica de Itabuna. O paciente, de 72 anos, encontra-se internado. Já em Ilhéus, o número de casos subiu para 21 em uma população de 184 mil. A Secretaria Municipal de Saúde informou que são cinco mulheres.

Uma de 41 e outra de 25 anos moram na zona norte, na Barra de Itaípe e no Parque Infantil. Uma de 27 anos é moradora do Teotônio Vilela. Uma mulher de 44 anos reside no Centro e outra de 45 anos é domiciliada em Castelo Novo. Além delas, dois homens, de 37 e 30 anos, de uma comunidade rural e do Banco da Vitória, também testaram positivo.

Todos estão em casa, sem gravidade. Apesar do baixíssimo número de casos (0,1% da população) e da maioria ter apenas sintomas leves, o prefeito Mário Alexandre Souza (PSD) decidiu manter a suspensão do transporte coletivo por mais 8 dias, alegando que é uma "ação preventiva".

Marão ia liberar 30% da frota dos ônibus nesta quinta-feira, para atender a zona rural, industrial e comercial, já que parte do comércio está funcionando (supermercados, farmácias etc), mas voltou atrás e adiou a decisão para a semana que vem. Se depender de novos casos, vai adiar de novo, porque o virus infectará mais gente ao longo de todo o ano.

Já uma mulher de 63 anos residente em Uruçuca, que faleceu com quadro suspeito do novo coronavírus (Covid-19) em um hospital de Itabuna, pode ser a primeira pessoa a morrer infectada com a doença no sul da Bahia. A idosa foi transferida para Itabuna com febre, tosse e falta de ar.

Mas a confirmação se a paciente tinha ou não a Covid-19 ainda depende do resultado do exame que está no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Salvador. O município possui só 3 casos confirmados da doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a paciente era diabética e aprestava outras doenças.

O quadro foi agravado nas últimas horas, causando o seu óbito. Por meio de nota, o prefeito Moacyr Leite Júnior informou que já foram determinadas todas as providências para "atenção e conforto aos familiares da idosa."

A boa notícia é que o titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Ulysses Maynard Salgado, acatou parecer do Ministério Público da Bahia e destinou os R$ 23 milhões que estavam bloqueados para ações de combate ao novo coronavírus. O dinheiro será repartido entre os hospitais e o Fundo Municipal de Saúde.

Com apenas 16 casos, vários já em recuperação, há dívidas sobre o efetivo uso desta verba no combate ao virus.

23:53  |  


Gostou? Repasse...