Itabuna "bate cabeça" contra corona

A Secretaria de Saúde de Itabuna parece perdida nas estratégias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Depois de mudar sua posição em relação ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o que culminou com o pedido de demissão do presidente da Fundação de Atenção à Saúde (Fasi), Juvenal Maynart, agora altera a UPA 24 Horas do Monte Cristo.

A Prefeitura determinou que a UPA atenda exclusivamente pacientes que relatem sintomas suspeitos do novo coronavírus, como queria o Estado. Após a triagem, a equipe decidirá se recomenda à pessoa ficar em casa, no chamado isolamento social, ou se deve ser encaminhada para um hospital.

No momento, segundo a direção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, está sendo preparada uma entrada separada e uma ala específica. Assim, pacientes que cheguem ao Pronto Socorro da unidade por outros motivos de saúde não ficarão no mesmo espaço daqueles relacionados à Covid-19 (doença contagiosa e ainda sem remédio definido).

A recomendação aos pacientes que apresentem sintomas alheios ao coronavírus é procurar Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam mal e muitsas vezes sem material básico. Recentemente a UBS do Jardim Primavera estava sem máscaras, luvas, alcool gel, sabonete e toalha.

Já a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) assumiu a gestão do Hospital São Lucas, que deverá ser reaberto exclusivamente para atender a casos de coronavirus no sul da Bahia.

21:14  |  


Gostou? Repasse...