Ilhéus tenta conscientizar "rebeldes"
Para conscientizar e orientar moradores de Ilhéus sobre a seriedade da pandemia do novo coronavírus e as medidas decretadas pelo prefeito com o objetivo de conter a proliferação do vírus, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza operações preventivas em todos os bairros.
Nas últimas semanas, o grupamento esteve em ações de fiscalização em mercados, estabelecimentos essenciais e outros locais que geram reunião de pessoas. Os GCM de Ilhéus têm orientado moradores e frequentadores de feiras livres para que respeitem o distanciamento, medida considerada importante para evitar contágio.
A ação inclui as praias do município. No relato do GCM Cleidson Santos da Silva, a população ainda não se conscientizou da real situação. “Com o fechamento do comércio devido à pandemia, o fluxo de pessoas diminuiu, mas ainda há pessoas nas imediações de bancos e casas lotéricas. Daí o surgimento de grandes filas para acessar os serviços".
Leonardo Bandeira, comandante da GCM de Ilhéus, informou que nesta semana atuou no perímetro de praias. “Recebemos denúncias e presenciamos a formação de ‘babas’ em algumas praias. Nossa ronda precisou interromper a partida para acabar com a aglomeração. A guarnição fez a orientação para que o grupo voltasse para suas casas”.