Ilhéus tem recuperada e recebe reforço
Uma mulher de 55 anos recebeu alta na manhã deste domingo (12), após ficar internada por cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus. Diagnosticada com a Covid-19 em 6 de abril, a enfermeira Eliana Vieira segue para isolamento domiciliar e continuidade do tratamento em casa. A cidade está com apenas 40 caos.
Atualmente com 52 leitos exclusivos e garantidos para internamento de casos com coronavírus, sendo 26 de UTI e 26 clínicos, Ilhéus pode saltar para 61 leitos Covid-19 se o Ministério da Saúde aprovar pedido do Prefeito Mário Alexandre Souzxa. Hoje, o SUS tem 22 leitos no Hospital de Ilhéus, sendo 11 de UTI e 11 clínicos, de enfermaria.
A Sesab já autorizou mais 9 leitos de UTI no Hospital de Ilhéus. “Agora só falta o Ministério da Saúde dar o ok. Sendo a solicitação autorizada, somente no Hospital de Ilhéus serão 20 leitos de UTI, e mais 11 leitos clínicos, com um total de 31 leitos nesta unidade hospitalar de referência Covid-19”, explica a prefeitura em nota.
A Sesab também já aprovou 30 leitos no Hospital Costa do Cacau para Ilhéus, sendo 15 de UTI, e mais 15 normais. Os leitos do HRCC exclusivos para o Covid-19 serão utilizados na medida em que forem preenchidos todos os do Hospital de Ilhéus.
A Marinha e o Exército também estão ajudando. As instituições cederam um suporte de soro com regulagem de altura sem rodízio, um ventilador manual, um carrinho de parada emergência e 9 camas com colchão.
Apesar de ter a doença sob controle e poucos casos, a Prefeitura manteve suspensas as atividades do comércio e bancos, com exceção dos considerados essenciais.