Ilhéus suspende castrações de pets

Devido à pandemia do coronavírus, estão suspensas todas as cirurgias de castração realizadas de forma gratuita nos cães e gatos de Ilhéus. A Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ) informa que essa suspensão ocorre para reduzir os contatos e a propagação do vírus. Agendamentos e denúncias devem ser feitos pelo telefone 98837-7791.

A Prefeitura afrima que foram redobrados os cuidados para manter as inspeções sanitárias. Serão priorizados apenas as situações mais críticas, caso o animal esteja com risco iminente de morte. A UVZ chama a atenção da população para que, neste período de crise, façam apenas denúncias de extrema relevância à saúde pública.

Segundo a coordenadora Paula Rocha, “a prioridade do serviço deve ser para aqueles animais resgatados de rua e animais que proliferam descontroladamente, aumentando a população, e por consequência, o risco de transmissão de Zoonoses. A existência de grandes populações se dá exatamente por causa da reprodução descontrolada".

Este aumento da população, principalmente dos felinos, se dá em pontos já identificados pela Zoonozes, como a Central de Abastecimento do Malhado, Jardim Atlântico, Hernani Sá e Olivença. A UVZ faz parceria com protetoras que capturam e levam esses animais para castração.

Além disso, desenvolveu um protocolo anestésico e procedimento cirúrgico para filhotes (castração pediátrica), a partir de 2 meses (felinos) com objetivo de evitar a cruza no 1º cio. O procedimento é minimamente invasivo (técnica do gancho) desenvolvido pelas veterinárias Carina Barbosa e Paula Rocha, com sutura intradérmica.

18:26  |  


Gostou? Repasse...