Igreja faz a Semana Santa sem os fiés
As celebrações da Semana Santa na Diocese de Itabuna ocorrem sem a presença física dos fiéis nas Igrejas. A mudança foi decidia pelo bispo Dom Carlos Alberto dos Santos, devido à campanha de combate ao novo coronavírus e preservação das condições de saúde dos fiéis, religiosos e do povo em geral.
Nesta Quinta-feira Santa, por determinação do bispo diocesano, às 17h, as paróquias saíram com o Jesus Sacramentado em carro aberto pelas ruas onde estão localizadas, abençoando o povo. Às seis da tarde aconteceram missas com a cerimônia do Lava-pés, sem a presença dos fiéis.
Na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a benção também passou pelos bairros São Pedro, São Judas e Vila Zara. O mesmo acontece nesta Sexta-feira Santa. A Celebração da Paixão do Senhor será as 15h. "Em cada casa, os fiéis devem preparar pequeno altar com Jesus Crucificado para suas orações", diz o bispo.
No Sábado, às seis da tarde, acontecerá a Missa da Vigília Pascal, também sem a presença dos féis. "Em suas casas os fiéis devem acender uma vela, com cuidados para evitar incidentes". As celebrações se encerram no Domingo de Páscoa, quando "os fiéis devem arrumar um altar com flores, imagem de Jesus para festejar a Ressurreição do Senhor".