HRCC nega e alerta para fake news
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, no sul da Bahia, foi alvo de fake news nos últimos dias. A falsa notícia apontava para mais de 20 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus e em atividade. A direção do HRCC emitiu nota oficial desmentindo.
“Até esta sexta-feira, dia 10 de abril, não há nenhum colaborador da enfermagem internado na Unidade Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar”. A direção do hospital pediu o apoio da população para que se evite propagação de notícias falsas e informou que desde o início da pandemia adotou medidas para o seu enfrentamento.
“A unidade hospitalar aplicou procedimentos e protocolos, seguindo estritamente as orientações do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Organização Mundial da Saúde (OMS)”. O comando do HRCC diz ter estabelecido um planejamento para acolher paciente com quadro suspeito da doença.
“A pessoa que chega ao hospital apresentando febre e com sintomas respiratórios recebe uma máscara cirúrgica e é colocada em isolamento, com o objetivo de evitar ou minimizar os riscos de transmissão do Covid-19”, ressalta a nota.
De acordo com o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, funcionários que apresentem sintomas respiratórios similares ao do novo coronavírus são afastados. “Tomamos os devidos cuidados para preservar pacientes, visitantes e colaboradores".
"Disponibilizamos EPIs adequados a cada função e temos um cuidado primordial com a higienização e desinfecção dos nossos ambientes e equipamentos”, ressaltou. O diretor revelou que há 8 profissionais afastados com diagnóstico positivo para o Covid-19 e eles não atuam exclusivamente no HRCC.
“Além dessas pessoas sintomáticas ou enfermos, e que nós afastamos, tomamos o devido cuidado para que todos os colaboradores usem EPIs e orientamos fortemente sobre higienização e distanciamento pessoal, porque pessoas assintomáticas são as que mais podem transmitir a doença”, enfatizou.