Hospital S. Lucas será só para corona
O Hospital São Lucas, em Itabuna, será reaberto pelo Governo do Estado depois de o governador Rui Costa (PT) ter requisitado administrativamente a unidade, que se encontrava fechada. O Hospital será utilizado no tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado do novo coronavírus.
A decisão foi amparada no decreto nº 19.533, de 18 de março, que prevê a requisição administrativa de bens, em função do enfrentamento da emergência de saúde pública. Equipes da Secretaria de Saúde do Estado e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) já estão no local avaliando quais serão as intervenções necessárias.
A unidade atenderá exclusivamente pacientes com coronavírus de Itabuna e municípios vizinhos. O Hospital São Lucas dispõe de 100 leitos e, deste total, 20 serão usados como Unidade de Terapia Intensiva. Com uma população de 220 mil habitantes, Itabuna até o momento tem apenas 4 casos confirmados.
A previsão é de que nas próximas semanas a unidade hospitalar esteja apta a receber pacientes. Já em Ilhéus a solução será transformar o Centro de Convenções, que está ocioso há meses, em unidade para receber pacientes com diagnóstico da Covid-19, em parceria com a Prefeitura.
Também está em fase de negociação a implantação de um centro de atendimento e triagem no Hospital São Vicente, em Jequié, e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ipiaú.