Golpes e solidariedade em Itabuna
Em tempos de isolamento social e quarentena, os bandidos não dão trégua e inventam novos golpes para lesar as pessoas, as instituições e a sociedade. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna emitiu alerta para nova tentativa de golpe telefônico ocorrido na manhã de quarta-feira, envolvendo o nome da instituição.
Na ação criminosa, a pessoa se identifica como funcionário, solicita uma quantia em dinheiro para "a compra de novos respiradores". A Santa Casa reitera que não faz contato telefônico, sob nenhuma hipótese, para tratar de assuntos financeiros e que não está realizando nenhuma campanha para compra de respiradores.
Mais uma vez, a instituição adverte que o golpe é antigo e que diversas medidas são tomadas para evitar que clientes sejam enganados, como avisos nos sites, nas recepções, nos murais e até a assinatura de um termo de esclarecimento pelos funcionários na admissão nos hospitais da Santa Casa. Portanto, se você receber a ligação, denuncie à polícia.
Mas nem tudo é desgraça. Em uma ação social muito relevante, equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna distribuíram a diversas unidades de saúde da cidade máscaras de proteção individual, fabricadas em uma impressora 3D, na manhã de quarta-feira.
A iniciativa ganhou o apoio de profissionais, que viabilizaram a aquisição de mais matéria-prima para o quarto GBM. As 60 máscaras foram distribuídas para a UPA-24 Horas do Monte Cristo, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o Samu-192 e a Vigilância Epidemiológica.