Estado enfim envia os suprimentos
Depois de muita cobrança dos prefeitos, médicos e da imprensa, o Governo do Estado finalmente anunciou o envio de equipamentos para o sul da Bahia. Ele entregou, nesta segunda-feira (27), 5,5 mil litros de álcool 70%, 8.200 máscaras de TNT e 2 mil máscaras acrílicas de proteção facial do tipo Face Shield nas unidades de saúde da região.
Também enviou 5 mil máscaras de tecido para os estudantes estaduais. Os materiais foram entregues para a Prefeitura de Ilhéus, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o Hospital de Base de Itabuna, o Hospital Regional Costa do Cacau (Ilhéus) e o Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Itabuna.
A entrega é fruto de uma parceria das secretarias estaduais do Planejamento, Educação, Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Econômico. "A união do setor público com o privado tem sido fundamental para que a Bahia resista à pandemia do Covid-19 e mantenha-se firme na proteção dos baianos e baianas", diz o vice-governador João Leão.
As máscaras de tecido fornecidas para o NTE, para que estudantes da rede estadual e suas famílias possam fazer uso do vale-alimentação estudantil com mais proteção nos supermercados, fazem parte do lote de 200 mil unidades que começaram a ser distribuídas na sexta-feira (24).
São 50 mil unidades do edital estadual para fabricação de máscaras artesanais, e 150 mil máscaras arrecadadas pela Associação Comercial da Bahia (ACB). O NTE também recebeu 5 mil frascos (500 ml) de álcool em gel.
Já as máscaras do tipo Face Shield são equipamentos de proteção individual extremamente seguras, de dupla proteção, reutilizáveis, e que evitam o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos dos profissionais.