DP quer plano de Itabuna para virus

A Defensoria Pública da Bahia cobrou da Prefeitura de Itabuna informações sobre o plano de ação para assistência hospitalar de vítimas da Covid-19 no município. Mas não existe nenhum. Logo no início da crise, o prefeito Fernando Gomes mandou fechar o comércio e fugiu da cidade, só retornando em abril.

“Números amplamente divulgados registram que a cidade conta apenas com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos de enfermaria contratados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia para tratamento de pacientes da Covid-19 (todos na Santa Casa)”, diz a defensora Laís Santos Oliveira.

A Defensoria Pública quer detalhes da estratégia de internamento intensivo ou regular, além de dados de compra e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a ser utilizados por profissionais de saúde, funcionários dos hospitais e unidades de saúde do município. Nenhuma compra foi feita neste período.

A defensora Laís Santos Oliveira também quer que a prefeitura divulgue informações oficiais a respeito do número de contaminados, casos que aguardam confirmação, recuperados, suspeitos, internações hospitalares, óbitos, entre outros dados relevantes, em seu site na internet.

Hoje estes dados são divulgados apenas através do WhatsApp e no Facebook (com atraso) e não no site do município. Na terça-feira, a Prefeitura ainda omitiu no boletim o número de internados na cidade.

21:26  |  


Gostou? Repasse...