CNJ dá dicas para reconhecer fake news
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu nas redes sociais uma campanha para combater as fake news e ela foii um sucesso, alcançando mais de 3,5 milhões de perfis no Twitter. Ao todo, 97 perfis participaram da iniciativa, compartilhando formas de reconhecer informações mentirosas na internet.
Os perfis de Twitter da rádio Morena Fm e do jornal A Região também participaram da campanha. Além dos tribunais que apoiaram o twitaço, associações, órgãos públicos e cidadãos se engajaram com a disseminação da hashtag #FakeNewsNão. Até às 17h desta quarta-feira, a hashtag havia sido mencionada 243 vezes.
São indícios de fake news: presença ou não de link válido na mensagem, fonte reconhecida e segura, alarmismo ou erros gramaticais no texto e construções como “famoso especialista” ou “famoso jurista” sem citar o nome da fonte. Analisados esses aspectos, se ainda houver dúvida sobre a veracidade das informações, o indicado é que o cidadão não compartilhe.
A conselheira Tânia Recksigel, que presidente a Comissão Permanente de Comunicação do Poder Judiciário, destacou a relevância da iniciativa. “O CNJ deu mais um passo importante no combate às notícias falsas, principalmente no momento atual, em que sua propagação vai de encontro aos esforços das autoridades".
O twittaço começou às 10h de quarta, com publicações no perfil oficial do CNJ, até às 17h. Mas os perfis continuam repassando a campanha. O Conselho tem mais de 820 mil seguidores no Twitter. O twitaço foi realizado com o apoio de tribunais superiores, estaduais, do trabalho, eleitorais e federais.