Bahia sem São João e aulas adiadas

Não haverá festejos juninos na Bahia neste ano. O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, além de outras medidas, como a prorrogação do decreto que determina a suspensão das aulas, nas redes pública e privada, até 18 de maio.

Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o governador Rui Costa disse que a instalação de 1.300 leitos exclusivos para o coronavirus ainda não aconteceu porque os respiradores adquiridos pelo governo baiano ainda não chegaram.

As compras foram feitas com atraso, quando a pandemia já se mostrava séria, e esbarraram em ações de outros países, que têm oferecido mais pelos aparelhos feitos na China, anulando contratos e desviando cargas. O páis já tem empresas fabricando os respiradores, mas as compras do estado foram feitas no exterior.

O governador deixou claro que "não vai permitir" festas de São João, mas pode enfrentar ações na Justiça para a realização do evento nas mais de 200 cidades baianas que não registrarm um único caso de coronavirus até hoje. O virus está restrito, por enquanto, a 137 municípios do estado.

A prorrogação da suspensão das aulas foi decidida para que o estado tenha tempo de receber os respiradores e instalar os leitos de UTI necessários. Haverá reposição presencial das aulas, com um novo calendário escolar, mesmo que sejam usados o recesso junino e as aulas entrem por 2021.

"As aulas online, adotadas em algumas redes de ensino, não se aplicam à realidade da maioria dos estudantes da rede estadual de ensino, que não tem acesso à internet ou moram em áreas remotas da Bahia", explicou Costa.

A Bahia tem 2.005 pessoas monitoradas pela vigilância epidemiológica com sintomas da Covid-19, porém apenas 265 internadas, sendo 80 em UTI. Existem hoje 203 profissionais de saúde positivos para coronavírus, boa parte por não ter recebido equipamentos de proteção logo no início da pandemia.

Os óbitos estão em 97, sendo 59 em Salvador. A Bahia teve, em um mês e meio, 1.276 notificações suspeitas de coronavirus, mas 7.929 foram descartados. O número de casos ativos até meio-dia desta quarta-feira representa 0,02% da população infectada.

13:06  |  


Gostou? Repasse...