Bahia continua com corona controlada
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou, nesta terça-feira (14), mais um óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A 26º morte foi de uma paciente de 62 anos, residente em Itapé, que, como a maioria das outyras vítimas, sofria de outras doenças, com histórico de cirrose, hepatite B e cardiopatia.
Ela estava internada em um hospital público em Ilhéus desde 3 de abril, vindo a falecer em 10 de abril. A data da coleta para o diagnóstico da Covid-19 foi em 11 de abril e o resultado confirmatório foi divulgado no dia seguinte, sendo que a investigação epidemiológica foi concluída nesta terça.
A Bahia acumula, desde março, 776 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 7,86% do total de casos notificados e apenas 0,005% da população. Até o momento, 5.268 casos foram descartados e houve 25 óbitos, sendo 13 em Salvador e 12 em Lauro de Freitas (2), Gongogi, Itapetinga), Utinga), Adustina, Araci, Itagibá, Uruçuca, Ilhéus, Belmonte e Vitória da Conquista.
O 25º óbito ocorreu em 10 de abril e refere-se a uma mulher de 84 anos da capital, com hipertensão, dislipidemia e tuberculose pleural, que estava internada em um hospital público. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico positivo de Covid-19 foi divulgado em 11 de abril e a investigação epidemiológica concluiu a análise nesta terça.
Os números são os coletados até 17h desta terça-feira. 191 pessoas estão recuperadas (7,6 vezes mais que os mortos) e 85 internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Os casos confirmados estão em apenas 78 dos 417 municípios do estado, com mais da metade em Salvador (54,77%).