Bahia amplia leitos em algumas cidades
A Bahia conta, segundo a Sesab, com 2.418 leitos de referência para a coronavírus (Covid-19), entre clínicos e UTIs, adultos e pediátricos. O município com maior número é Salvador, onde se concentra mais da metade dos casos e das mortes, com 1.399 leitos.
O interior dispõe de 1.019 leitos para a Covid-19. Lauro de Freitas tem 301 vagas, sendo 91 UTIs. A maior contribuição será do Hospital Metropolitano, que será aberto em maio, com 191 leitos. Feira de Santana totaliza 140 vagas, que estarão distribuídas entre o Hospital da Criança, o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Mater Dei.
Vitória da Conquista e Ilhéus terão 81 e 61 leitos para Covid-19. Em Conquista, o Hospital das Clínicas e o Hospital Geral são as unidades preparadas para receber os pacientes graves. Já em Ilhéus, o Hospital do Cacau e o Hospital de Ilhéus são as unidades de referência e retaguarda.
Apesar de ser polo de medicina no sul da Bahia, Itabuna só receberá mais 6 leitos para adultos por parte do Governo do Estado, a ser instalados no Hospital Calixto Midlej, que já possui 30 leitos clínicos e 4 UTIs (para pacientes gerais). O Hospital Manoel Novaes tem 10 leitos pediátricos e 3 UTIs, mas todas para doenças em geral.