Bahia abre edital para máscara Covid
O Governo do Estado abriu, nesta quarta-feira (8), um processo para habilitação de associações, cooperativas, microempresas e empresas instaladas na Bahia, para a produção emergencial de máscaras artesanais a ser usadas por pobres e funcionários públicos, para a contenção do contágio do coronavírus (Covid-19).
A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O Comitê Estadual de Emergências à Saúde Pública (COE) recomenda explicitamente a utilização das máscaras pela população para a conter a disseminação do virus. O secretário Josias Gomes explica que a demanda foi fruto de uma conversa com o governador.
“O recomendado é ficar em casa enquanto durar a crise mas, se precisar sair, que seja com máscara e que as pessoas tenham acesso a ela”. A CAR, vinculada à SDR, vai habilitar os interessados e fechar contratos para a confecção das máscaras, indicando ainda os selecionadis para Prefeituras, Consórcios Públicos e Organizadores Locais e Regionais.
Podem participar do edital apenas pessoas jurídicas constituídas sob a forma de associação civil, cooperativa, microempresa ou empresa, que tenham condições de confeccionar as máscaras em algodão ou TNT, com alça de elástico, em condições higiênico sanitárias adequadas e que possuam máquinas de costura próprias em boas condições.
As inscrições devem ser feitas no site da CAR até as 23h59 do dia 10, com o preenchimento obrigatório de todos os campos até a conclusão, com o recebimento da mensagem “habilitação realizada com sucesso sob o número 'xxx' ”. No site também estão disponíveis mais informações sobre o edital.