BA tem 446 curados e 227 internados

A Bahia já tem 446 pessoas curadas do coronavirus, contra apenas 227 internados e 64 óbitos. Dos 1.962 casos confirmados desde o início da pandemia, 202 afetaram profissionais da Saúde por falta de equipamentos adequados. Existem 1.452 pessoas sendo monitoradas em casa e 68 pacientes em UTI.

Os falecimentos ocorreram mais da metade em Salvador, com 35, e em outras 19 cidades, incluindo Ilhéus com três óbitos oficiais e Itabuna com dois. Uma boa notícia é que o Laboratório Central, o Lacen, aumentou sua capacidade de testagem, de 400 para mil exames por dia.

Em breve os exames também passarão a ser feitos em Porto Seguro e Guanambi. Duas cidades já receberam as máquinas, Vitória da Conquista e Barreiras, mas o equipamento ainda passa por atualização do protocolo do Ministério da Saúde.

Segundo a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, para a descentralização, a Secretaria da Saúde está fazendo sessão de uso de três equipamentos de PCR rápido. “Não se pode confundir com testes rápidos. São máquinas capazes de processar até doze testes de uma só vez".

"Na máquina de Vitória da Conquista e na nossa aqui em Salvador nós conseguimos fazer mais de 90 testes de uma só vez”. Arabela também explica que, com as novas unidades de testagem da Covid-19 no interior, as regiões serão atendidas mais rapidamente e o Lacen em Salvador deverá ser desafogado. ​

21:28  |  


Gostou? Repasse...