Alba banca a energia da baixa renda
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (3), um projeto de lei que autoriza o governo da Bahia a pagar as contas de energia elétrica dos consumidores baianos de baixa renda pelos próximos 90 dias. O presidente Nelson Leal (PP) convocou uma sessão extraordinária virtual para a apreciação da matéria.
Os deputados ampliaram a proposta do governo, que previa o benefício para consumidores de até 80 kw. Depois de redirecionar as emendas parlamentares, eles subiram o limite para 100 kw de consumo mensal, dentro do universo dos usuários da tarifa social.
Segundo Leal, mais de 800 mil famílias baianas serão beneficiadas pela medida, graças à ampliação. O governo falou em "3,5 milhão de pessoas", sem citar a fonte dos números. Também foi possível repassar valores à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para suplementar os esforços contra o covid-19.
"Gostaria de agradecer a todos os parlamentares que destinaram suas verbas ao combate do coronavírus", congratulou Leal. Neste sábado (4), os deputados votam o projeto que isenta consumidores do Cadastro Social da Embasa do pagamento da conta de água por três meses.