Viação ia levar ônibus 'na surdina'

Depois que a Viação Sorriso da Bahia, uma das operadoras do transporte coletivo de Itabuna, tentar transferir, no domingo, na surdina, 16 ônibus para Porto Seguro, a empresa e a sua concorrente São Miguel anunciaram a suspensão dos contratos de trabalho de motoristas, cobradores, despachantes e fiscais enquanto durar o isolamento social.

O Sindicato dos Rodoviários, por meio do presidente Arlensen Nascimento, anunciou que vai lutar judicialmente para reverter a medida das duas concessionárias. “Vamos entrar com processo para garantir aos trabalhadores seus empregos e remunerações”, diz o sindicalista.

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Segurança enviou Nota à rádio Morena FM confirmando a abortada transferência de ônibus da Sorriso da Bahia para Porto seguro, onde também opera. A desculpa dada por ela foi de que os ônibus que circulam na cidade são financiados e, por conta da quarentena, não geram receita suficiente.

A secretaria diz que a empresa foi impedida, inicialmente, com ação do Sindicato dos Rodoviários. Com a chegada de seus prepostos, a Sesttran verificou, inclusive, a necessidade de acionar a Vigilância Sanitária, porque os funcionários vieram de uma área de contaminação do Covid-19.

Nenhum ônibus foi retirado e a equipe da Sorriso da Bahoa retornou para Porto Seguro. Para a Sesttran, haveria quebra do Contrato de Concessão nº185/2016 em vigor. Mas a Secretaria não explicitou as penalidades caso a transferência de parte da frota se confirmasse.

20:11  |  


Gostou? Repasse...