Novas medidas contra o coronavirus
Entre as medidas anunciadas nesta quinta-feira relacionadas ao coronavirus e suas consequẽncias na economia, a União das Indústrias de Cana de Açúcar informou que doará o álcool necessário para a produção de insumos no combate ao coronavirus.
A informação foi repassada pelo presidente Jair Bolsonaro em seu Twitter, onde também anunciou que o governo zerou os impostos federais de importação de 67 produtos. Falta que os estadoa adotem a mesma medida, já que o ICMS cobrado passa dos 27% sobre o preço.
Bolsonaro também autorizou a produção de álcool gel nas farmácias de manipulação e a Anvisa aprovou o registro de mais oito empresas para fabricar testes rápidos do coronavírus. As novas credenciadas estão permitidas, dentro das regras sanitárias, a produzir kits de identificação para a população.
Já a Caixa Econômica Federal anunciou um pacote de medidas de redução das taxas de juros, pausa de pagamentos dos empréstimos e linhas de crédito facilitadas para comércio e serviços. O banco reduziu novamente as taxas de juros do crédito e ofereceu uma pausa por até 60 dias para contratos de pessoa física e jurídica.
A Caixa também liberou uma linha de crédito de R$ 3 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos que prestam serviço ao SUS, para reestruturação de dívidas e também dinheiro novo. Até a Polícia Rodoviária Federal (PRF) entrou no esforço, prorrogando de 30 para 90 dias todos os prazos de recurso de multas.