Neto fecha os shoppings por 15 dias
O prefeito ACM Neto publica nesta quinta-feira (19) o decreto de situação de emergência em Salvador em função do coronavírus. "Com essa medida, a Prefeitura poderá, de forma segura, contratar serviços, comprar insumos e equipamentos de maneira mais ágil, eliminando burocracia, para enfrentar o Covid-19," informou Neto.
Além disso, ACM Neto determinou o fechamento dos shoppings pelo período de 15 dias, contados a partir deste sábado (21), com exceção de clínicas médicas que funcionam dentro desses estabelecimentos.
“Avaliamos a possibilidade de redução da jornada de trabalho dos shoppings, mas entendemos que agora a medida tem que ser mais dura e a decisão é de fechamento completo de todos os shoppings e centros comerciais. Essa medida tem a concordância dos dirigentes desses estabelecimentos e dos lojistas”.
Neto lembrou que haverá fiscalização por parte da força-tarefa, que começou a atuar em relação ao decreto de fechamento de escolas e universidades, academias, parques e espaços culturais como cinemas e teatros. “Percebemos que praticamente todo mundo que fiscalizamos está respeitando as determinações”.
O Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, equipamentos administrados pela Prefeitura, também terão as atividades interrompidas por tempo indeterminado a partir deste sábado, assim como os serviços de atendimento ao cidadão que não sejam essenciais, a exemplo do SIMM e das Prefeituras-Bairro.
Unidades de saúde e espaços geridos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) seguem funcionando normalmente. Se houver pendências de cidadãos nesses órgãos de atendimento com vinculação de prazos, esses prazos também serão suspensos, para que ninguém seja penalizado.
"Além disso, algumas repartições também terão funcionamento parcial, com a dispensa temporária de colaboradores, e os estagiários estão dispensados de ir ao trabalho”, acrescentou ACM Neto.